quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Já não sabemos

Já não sabemos. Com a globalização ganha o capital perde a cultura. Falo da globalização no que á cultura se refere. Perdemos a identidade. A princípio julgava que a globalização era o acesso a todas as culturas, a um partilha universal, agora compreendo que já não é partilha, antes uniformização. Com o tempo tendemos a pensar da mesma forma, a agir e usar as mesmas expressões. Agora á quem se queria vestir como os nipónicos, enquanto que estes tentam, literalmente, abrir os olhos, para que se pareçam com os ícones da cultura ocidental. A tradição e o legado nunca fizeram muito sentido para mim, mas com a perca da cultura perde-se também o interesse pela história, pelas belas artes. Tudo o que não possa ser mostrado online, publicado no facebook ou no twitter, perde-se. Os livros vão ficando perdidos e já não sabemos a que cultura pertencemos. Agora escolhe-se o país de que somos. Eu gostaria de ser noruegues, sim, é verdade, mas ninguém me vê por aí a tentar imitar tornar-me num. Como tal, fico assim, sem saber de onde sou, "a citizen of the world". Espero que os meus filhos tenham melhor sorte.


Sem comentários:

Enviar um comentário